As minas de minério de ferro Itabiríticos geram concentrados que são o produto que compõem a receita destas empresas. Assim, estas minas devem então buscar a otimização dos blocos a serem lavrados de forma a promover a maior geração de concentrado na qualidade e quantidade necessária para a maximização do DCF (Discounted Cash Flow) do empreendimento.
Este exemplo mostra uma técnica usual onde se cria o atributo CONC (concentrado) para ser valorado e permitir uma otimização de cavas baseado nesta variável em GEOVIA Whittle.
Em seu software GMP (General Mine Planning – p.e. Surpac etc.) deve ser criado um atributo, neste exemplo, “conc”, onde será armazenado os valores percentuais da Recuperação em Massa (RM) referente a massa de concentrado que cada bloco de minério pode gerar. Estas equações são inerentes a cada processo e podem ter até valores constantes, dependo da abordagem que se queira tomar para o estudo (Scoping Study, Preliminary Economic Assessment, etc.)
Quando na exportação para o Whittle, esta variável deve ser considerada como uma variável de qualidade no bloco (%), e assim definida no software.
No nodo New Pit Shells, na aba Processing, as equações de custo devem representar o(s) processo(s) para a produção de concentrado que vai ser obtido em cada bloco, permitindo a valoração do produto, e as especificações da alimentação da planta devem ser inseridas nos campos Min Grade, Max Grade e Tresh.
No nodo New Pit Shells, aba Selling atribuir preço $/t conc e alterar unidade para tonnes, assim garantimos a otimização dos pits em função do valor do concentrado a ser produzido e obtemos a família de cavas aninhadas para a continuidade dos estudos de definição de Pit final e cenários estratégicos de planejamento de longo prazo.
O GEOVIA Whittle é o padrão de fato e líder mundial entre os softwares de otimização, gerando pits otimizados (cavas aninhadas) usando o algoritmo Lerchs-Grossman (LG) ou Pseudoflow, considerando as características físicas do depósito mineral (modelo de blocos de recursos), cenários econômicos, restrições geotécnicas (ângulos máximos de inclinação de taludes) e outras restrições. Com Whittle, você tem todas as ferramentas de planejamento estratégico de mineração que precisa para elaborar a otimização de cavas em todos os níveis:
- Sequenciamento estratégico
- Detalhamento de custos
- Preço e modelagem da recuperação
- Estoques
- Minas múltiplas
- Blendagem e teores de corte para otimização
E mais recentemente otimização simultânea, uma ferramenta inovadora a partir de uma metodologia que oferece uma troca de etapas na melhoria do VPL sobre as abordagens anteriores.