October 29, 2018

Whittle – Incluindo o atributo CONC para otimização de concentrados de Minério de ferro no GEOVIA Whittle

  As minas de minério de ferro Itabiríticos geram concentrados que são…
header
Avatar Kessel Sa

As minas de minério de ferro Itabiríticos geram concentrados que são o produto que compõem a receita destas empresas. Assim, estas minas devem então buscar a otimização dos blocos a serem lavrados de forma a promover a maior geração de concentrado na qualidade e quantidade necessária para a maximização do DCF (Discounted Cash Flow) do empreendimento.

Este exemplo mostra uma técnica usual onde se cria o atributo CONC (concentrado) para ser valorado e permitir uma otimização de cavas baseado nesta variável em GEOVIA Whittle.

Em seu software GMP (General Mine Planning – p.e. Surpac etc.) deve ser criado um atributo, neste exemplo, “conc”, onde será armazenado os valores percentuais da Recuperação em Massa (RM) referente a massa de concentrado que cada bloco de minério pode gerar. Estas equações são inerentes a cada processo e podem ter até valores constantes, dependo da abordagem que se queira tomar para o estudo (Scoping Study, Preliminary Economic Assessment, etc.)

Quando na exportação para o Whittle, esta variável deve ser considerada como uma variável de qualidade no bloco (%), e assim definida no software.

No nodo New Pit Shells, na aba Processing, as equações de custo devem representar o(s) processo(s) para a produção de concentrado que vai ser obtido em cada bloco, permitindo a valoração do produto, e as especificações da alimentação da planta devem ser inseridas nos campos Min Grade, Max Grade e Tresh.

No nodo New Pit Shells, aba Selling atribuir preço $/t conc e alterar unidade para tonnes, assim garantimos a otimização dos pits em função do valor do concentrado a ser produzido e obtemos a família de cavas aninhadas para a continuidade dos estudos de definição de Pit final e cenários estratégicos de planejamento de longo prazo.

O GEOVIA Whittle é o padrão de fato e líder mundial entre os softwares de otimização, gerando pits otimizados (cavas aninhadas) usando o algoritmo Lerchs-Grossman (LG) ou Pseudoflow, considerando as características físicas do depósito mineral (modelo de blocos de recursos), cenários econômicos, restrições geotécnicas (ângulos máximos de inclinação de taludes) e outras restrições. Com Whittle, você tem todas as ferramentas de planejamento estratégico de mineração que precisa para elaborar a otimização de cavas em todos os níveis:

  • Sequenciamento estratégico
  • Detalhamento de custos
  • Preço e modelagem da recuperação
  • Estoques
  • Minas múltiplas
  • Blendagem e teores de corte para otimização

E mais recentemente otimização simultânea, uma ferramenta inovadora a partir de uma metodologia que oferece uma troca de etapas na melhoria do VPL sobre as abordagens anteriores.

Stay up to date

Receive monthly updates on content you won’t want to miss

Subscribe

Register here to receive a monthly update on our newest content.